Bastidores da Concorrência entre empresas de ônibus e companhias aéreas - Capitulo 3

Para conquistar estes clientes potenciais, o grupo de companhias aéreas que operam no trecho Rio – São Paulo, formadas pela VASP, VARIG, TAM, Rio Sul e TRANSBRASIL entram em concorrência, após o desligamento da VARIG do pool de empresas. O fato que comprova isso esta transcrita neste trecho:



O passo inicial foi dado pela TAM, que reduziu suas tarifas em 27%, baixando-as do patamar de 158 reais (preços correntes de 1998, refletindo apenas a ida) para 119 reais. No dia seguinte à decisão da TAM, uma outra empresa regional, a Rio-Sul, prosseguiu com a redução de tarifas, levando-as para o valor de 115 reais. Com a redução de preços promovida pelas regionais, coube ao antigo pool, da ponte aérea decidir qual decisão de curto prazo tomar com relação à sua própria tarifa. Foi a vez das empresas nacionais do pool, então promoverem a redução de 158 reais para 115 reais, naquele mesmo mês.
Em maio do mesmo ano, e logo após o anúncio da saída da VARIG do pool de empresas, para formar a sua própria aliança com sua subsidiaria Rio-Sul, novamente a TAM entra em ação, divulgando o lançamento de uma estrutura de três tarifas (119,99 e 79 reais). A essa ação estratégica segui-se a implantação do sistema de tarifas discriminadas pelas empresas restantes no pool (VASP e TRANSBRASIL), com cinco tarifas (113, 97, 81,73 e 65 reais), em setembro de 1998. (Palhares, 2002: 128).

A reação das empresas de ônibus foi dada pela Viação Itapemirim, quando no mesmo ano lança um outro novo conceito para o mercado. Trata-se de um serviço semi-leito, que agrega o conforto do Leito com uma tarifa econômica do Executivo, denominado Golden Service. Dos opcionais deste serviço temos poltronas com capacidade de 42 lugares com maior espaço entre elas e com reclinação maior. Possui serviço de bordo do tipo self-service, com água mineral, café e lancheira (biscoitos, torradas, geléia e bombons). O atrativo deste novo serviço foi na exibição de filmes durante a viagem num telão de 45 polegadas, até então exclusividade de quem viaja de avião e primeiro ônibus no Brasil e adotar este serviço.



Em 1999, conforme mencionamos no parágrafo descrevendo a ponte aérea, a TAM Linhas Aéreas recebe os primeiros lotes de AIRBUS A-319, que fez com que a concorrência entre os modais ficassem mais acirrada, devido ao oferecimento de um serviço ainda mais diferenciado ostentado pela companhia aérea. Os opcionais que esta aeronave possui destacam-se as telas de vídeo (vide foto) que passam vídeos de conteúdo próprios e canais de áudio acionados no braço da poltrona.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vaga para Melhor Idade nos ônibus rodoviários do Estado de São Paulo

Linhas Interbairros de Sorocaba

A reputação das empresas de ônibus vista pelo site Reclameaqui.com - Operadoras da rota rodoviária Rio São Paulo